“2024 traz consigo não apenas um novo ano, mas também uma renovação no setor de transporte rodoviário de carga, marcado pelo aguardado Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran), o maior da América Latina. Entre os dias 4 e 8 de novembro, as principais fabricantes apresentarão suas inovações no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista.
Antecipando um cenário promissor, as fabricantes prometem surpreender com lançamentos durante o evento, projetando um aumento nas vendas em comparação com 2023. Algumas fontes, inclusive executivos do setor, especulam um crescimento de dois dígitos, variando entre 10% e 15%, conforme reportado pelo Estradão.
Dentre as tendências destacadas, os caminhões com motores alternativos ao diesel ocuparão posição de destaque, abrangendo opções movidas a gás e eletricidade. Além disso, aprimoramentos significativos no conforto e nos sistemas de conectividade a bordo são esperados. Confira abaixo a lista dos aguardados lançamentos de caminhões no Brasil para o ano de 2024.”
BYD
Os detalhes do recém-desenvolvido caminhão BYD T5 pela fabricante chinesa permanecem envoltos em segredo, sem revelações oficiais até o momento. Contudo, sites especializados confirmam que o T5 já está em fase de desenvolvimento no Brasil há algum tempo.
Adicionalmente, é possível confirmar que o BYD T5 é um caminhão leve totalmente elétrico, destinado principalmente a operações de transporte urbano e curtas distâncias. Destaca-se que esse segmento representa uma das áreas em que as empresas depositam grande confiança, investindo em veículos com baixos níveis de emissão.
imagem: bydeurope.com
O BYD T5 está atualmente em fase de testes no Brasil, visando atender às exigências do transporte urbano de carga.
Ford
A Ford, com seu compromisso voltado para a redução de emissões, conduziu testes em 2023 com a van Transit totalmente elétrica, e agora se prepara para lançar oficialmente o modelo ainda neste ano. As vendas da e-Transit têm previsão de início ainda no primeiro semestre.
imagem: ford.com.br
Higer
A marca Higer, reconhecida no Brasil por seus ônibus totalmente elétricos, expande sua atuação no país com a estreia de caminhões neste ano. Inicialmente, apresentará um modelo com capacidade para 40 toneladas e baterias de 422 kWh, consolidando sua aposta nos caminhões elétricos pesados.
imagem: terrabrasilnoticias.com
Iveco
A Iveco já revelou suas inovações para 2024, destacando-se, após o aguardado S-Way, o lançamento do S-Way NG a gás. Embora tenha sido exibido na Fenatran de 2022, a empresa optou por realizar testes práticos com clientes antes de iniciar as vendas no Brasil. O modelo está previsto para chegar ao mercado no primeiro semestre de 2024, equipado com um motor Cursor 13 a gás de 460 cv e uma autonomia de 500 km, graças a oito tanques com capacidade total de 920 litros de gás.
imagem: carpointnews.com.br
A Iveco também apresentou o Tector NP na Fenatran de 2022, sem divulgar a data de lançamento no mercado brasileiro. A expectativa é que isso ocorra na feira deste ano. No caso do semipesado a gás, a autonomia é de 300 km.
Outro lançamento da Iveco é o Daily com câmbio automático, conforme anunciado pelo Estradão, abrangendo também a linha com motor elétrico.
Daily
O Daily Hi-Matic, com caixa automática, começará a ser entregue aos clientes a partir deste ano, inicialmente na versão chassi-cabine, liderando o mercado nesse segmento. O Daily 35-180 apresenta uma caixa automática ZF-8HP de 8 velocidades à frente e uma à ré, acompanhada por um motor aprimorado de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 44 mkgf de 1.600 a 2.900 rpm.
Finalmente, a grande novidade para este ano é o eDaily, equipado com motor elétrico. O veículo passou por testes com diversos clientes no ano passado, e a Iveco confirma o lançamento para este ano, embora sem divulgar detalhes técnicos específicos. Contudo, se seguir a versão europeia, o modelo contará com um motor de 190 cv e autonomia de até 180 km.
O Iveco Tector está previsto como o segundo lançamento na linha Natural Power que a Iveco planeja introduzir.
Mercedes-Benz
A ausência do Axor deixou uma lacuna, especialmente para os admiradores da marca. Como solução, a Mercedes-Benz optou por uma cabine mais simplificada para o Actros, que obteve boa aceitação no mercado, embora ainda não tenha atingido a popularidade do Axor.
Conforme reportado pelo Estradão, o Antos, considerado na Europa como substituto do Axor, foi avistado em testes no Brasil. Entretanto, a marca não confirma oficialmente seu lançamento.
Por outro lado, o Atego está programado para receber uma versão expandida, ocupando o espaço deixado pelo Axor 1933, que era o modelo de entrada da marca. A Mercedes-Benz revelou essa informação, mas ainda não forneceu uma data de lançamento ou detalhes técnicos específicos. No entanto, a versão, com tração 4×2, foi projetada para operações rodoviárias de curtas e médias distâncias.
Scania
A Scania planeja uma renovação completa em sua linha de caminhões a gás. O modelo mais vendido da marca, com motor de 410 cv, será substituído por uma versão de 420 cv, além de uma opção mais robusta de 460 cv para operações mais pesadas. Além disso, a Scania anunciou o lançamento, programado para este ano, do X-Gas, um modelo com autonomia de 900 km. Trata-se de um veículo 8×2, com chassi rígido, projetado para acomodar 16 cilindros de gás nas laterais da longarina.
A Scania também introduzirá um novo painel totalmente digital em sua gama de veículos, abrangendo modelos a diesel e a gás. O Smart Dash, como é chamado, substituirá os mostradores analógicos por telas, oferecendo interação com outras soluções, como sistemas de gestão de frotas e serviços conectados. Além disso, a marca planeja uma repaginação no design dos caminhões, que permanece inalterado desde 2018 com o lançamento da gama NTG.
Volkswagen Caminhões
A Volkswagen Caminhões está explorando o uso de gás, conduzindo testes com um modelo Constellation GNV destinado à coleta urbana. Embora os detalhes técnicos não tenham sido divulgados, espera-se que o veículo seja apresentado na Fenatran.
Não está descartada a possibilidade de a marca, pertencente ao Grupo Traton, apresentar ainda este ano a versão eDelivery 17 t. O caminhão elétrico foi anunciado no final de 2022 para lançamento em 2023, mas a empresa avalia a viabilidade considerando o contexto do mercado e a transição para a Euro 6.
Volvo FH Elétrico
A Volvo tem como foco neste ano apresentar soluções 100% elétricas e a gás. Recentemente, lançou o FM Elétrico no Brasil. No entanto, muitas empresas aguardam ansiosamente pelo FH de zero emissão, que possui maior capacidade de carga em comparação ao FM.
Além disso, a Volvo anunciou no início de 2023 que iniciará testes com um caminhão movido a GNL (gás natural liquefeito). A marca destaca que o gás proveniente de fontes renováveis faz mais sentido na operação de transporte. Contudo, ainda não foi confirmada a chegada do caminhão ao mercado neste ano.
imagem: volvogroup.com
Fonte: site Estradão