Contran libera super rodotrem de 11 eixos e 91 toneladas

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O super rodotrem de 11 eixos e 91 toneladas é projetado para o transporte de cana-de-açúcar da fazenda até a usina, sendo necessário o uso de caminhões robustos para essa tarefa.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a adição de dois eixos em um rodotrem de nove eixos, aumentando sua capacidade de peso para 91 toneladas. Essa transformação permite que o veículo, agora chamado de super rodotrem de 11 eixos, transporte cana-de-açúcar das áreas de cultivo até as usinas. No entanto, existem regras e regulamentações para essa modificação, incluindo a necessidade de implementos com chassi plano, freios ABS e inspeção veicular para obtenção do Certificado de Segurança Veicular.

Para que o super rodotrem possa circular, é necessário obter uma Autorização Especial de Trânsito (AET)

 

O super rodotrem requer uma Autorização Especial de Trânsito (AET) para circular. A renovação da licença é anual, e o percurso permitido é de no máximo 80 quilômetros, em vias com várias faixas de rolagem. Além disso, o tráfego só é permitido durante a noite e em vias com baixo volume de tráfego. Em caso de pane, o transportador deve remover o veículo dentro de 24 horas.

Outras restrições incluem uma velocidade máxima de 60 km/h, proibição de ultrapassagens e proibição de circular em comboio. A distância mínima entre os caminhões com o super rodotrem deve ser de pelo menos 300 metros, devido ao comprimento e peso da composição.

De acordo com dados técnicos, o equipamento possui uma altura de 4,40 metros e um comprimento entre 28 metros e 30 metros. Portanto, requer um cavalo-mecânico com tração 6×4 para puxá-lo, com capacidade de tração de 91 toneladas.

Como resultado, esses caminhões possuem motores extremamente potentes. Isso está em conformidade com uma das regras estabelecidas pela lei, alinhada com a portaria nº 51 do Inmetro, de 2011. Essa regra estipula que a relação entre peso e potência de veículos comerciais deve ser de 5,7 cv por tonelada. Assim, o motor deve ter potência igual ou superior a 518,7 cv.

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Cavalos-mecânicos de alta capacidade de tração para cargas de 91 toneladas

 

Os modelos Scania G 540, Volvo FMX 540 e Mercedes-Benz Arocs 3353 S são adequados para operações com capacidade de tração de 91 toneladas. O Mercedes-Benz Arocs 3353 S possui um motor MB OM 471 de 13 litros, que gera 530 cv de potência e 270,8 mkgf de torque. O Scania G 540 apresenta um motor DC 13 de seis cilindros em linha, com 540 cv e 275,5 mkgf de torque, enquanto o Volvo FMX 540 possui um motor de 13 litros com 540 cv de potência e 265 mkgf de torque. Ambos os veículos possuem transmissões adequadas para operações pesadas.

 

*Imagem no topo: de Sabine por Pixabay