Explorando as últimas tecnologias em transmissão e freio Retarder

Scania-Super-Retarder

Será viável combinar inovação, avanços tecnológicos, eficiência, economia de combustível e alto desempenho em um único veículo? A Scania responde que é possível sim! E o caminhão que personifica essas características é o Super. A marca está em constante busca por inovação para proporcionar maior rentabilidade aos clientes. A nova linha de modelos incorpora uma série de tecnologias avançadas, mas neste artigo daremos destaque às novas caixas de câmbio e ao freio Retarder.

As novas caixas de câmbio do Scania Super representam uma verdadeira revolução tecnológica na indústria. Com um design mais compacto e redução de ruídos, essas caixas proporcionam um desempenho aprimorado e estão disponíveis em diferentes modelos para atender às necessidades específicas de cada operação.

Fotos: Scania

Um exemplo é a geração G25, que possui uma redução de peso de 75 kg em relação à versão anterior e oferece um torque de entrada de 2.500 newtons metro, tornando-a ideal para potências de até 460 cavalos. Por outro lado, a geração G33, ainda mais leve, está disponível para potências a partir de 500 cavalos.

Essas inovações oferecem benefícios práticos, como flexibilidade máxima, adaptabilidade a diferentes tipos de trabalho, distribuição eficiente do fluxo de óleo, capacidade de arranque aprimorada, trocas de marcha mais rápidas, intervalos de troca mais eficientes e rotações mais baixas em velocidade de cruzeiro.

Outra grande novidade é o freio Retarder, que foi projetado para aprimorar a experiência de condução e garantir a segurança dos motoristas. Embora seja um sistema auxiliar, sua função é essencial na prática. Com um torque de frenagem máximo de 4.700 newtons metro e potência máxima de 500 kW, esse sistema atua diretamente no trem de força, proporcionando uma frenagem eficiente, prevenindo falhas e reduzindo o desgaste das lonas e tambores de freio. Isso também se traduz em economia no final do mês, uma vez que o número de paradas desnecessárias diminui, aumentando a segurança nas estradas e o conforto dos motoristas durante as viagens.

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Fonte: 528 Comunicação Com Propósito (jornadascania.com.br/cambioretarder.php)