Implementos pesados: Janeiro histórico impulsionado pelo Agronegócio

implemento-rodoviario-bitrem-carreta-brasfit-conexoes

A indústria de implementos rodoviários começou 2024 com um marco histórico!

As vendas de janeiro registraram o melhor resultado para o mês em toda a história, com um aumento de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Foram 7.100 unidades de reboques e semirreboques comercializadas, impulsionadas pela forte demanda do agronegócio. O setor se prepara para as colheitas de soja, milho e cana-de-açúcar no primeiro semestre, o que explica a alta procura por graneleiros (1.900 unidades) e canavieiros (319 unidades), que juntos representaram quase um terço das vendas.

José Carlos Spricigo, presidente da Anfir (associação dos fabricantes do setor), está confiante no futuro da indústria. Ele acredita que o crescimento do consumo, os investimentos em infraestrutura e a queda do desemprego podem impulsionar ainda mais as vendas nos próximos meses.

O segmento de implementos leves, por outro lado, apresentou queda de 18% nas vendas em janeiro, totalizando 4.200 unidades. Spricigo atribui essa queda à alta dos juros e à inadimplência, que afetam o consumo das famílias.

As vendas totais de implementos rodoviários em janeiro somaram 11.200 unidades, uma queda de 3,3% em relação ao mesmo mês de 2023. Apesar da queda no segmento leve, o recorde de vendas em implementos pesados e o otimismo da Anfir indicam um cenário positivo para a indústria em 2024.

Fonte: site autoindustria