Mercado de caminhões cresce 10% no 1º semestre

Mercado-de-Caminhões-Registra-Crescimento-de-10%-no-Primeiro-Semestre

Novas Projeções da Fenabrave Indicam Crescimento de 12% nas Vendas do Segmento.

As vendas de caminhões no Brasil encerraram o primeiro semestre de 2024 com um crescimento robusto, indicando um ritmo acelerado e consistente. Ao final do período, os emplacamentos totalizaram 55,4 mil unidades, marcando um aumento de 10,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 50,3 mil unidades.

Em junho, as vendas alcançaram 9,6 mil caminhões, representando um crescimento de 3,25% em relação a maio (9,3 mil) e um expressivo aumento de 25,3% em relação a junho do ano passado (7,7 mil).

De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o segmento de caminhões tem respondido positivamente às demandas do agronegócio, construção, indústria e varejo. “Os emplacamentos de caminhões dependem do PIB, do crédito para financiamentos e do movimento da economia. Esperamos um aquecimento ainda maior no segundo semestre”, afirma José Mauricio Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Com base na trajetória positiva observada na primeira metade do ano e nas expectativas de continuidade desse crescimento nos próximos meses, a Fenabrave revisou suas projeções de vendas para 2024. Inicialmente estimando um aumento de 10%, com 110,5 mil unidades, a nova projeção agora aponta para um crescimento de 12%, totalizando 116,6 mil caminhões emplacados ao final do ano.

Image capa: volvotrucks.com.br/pt-br/trucks/caminhoes.html