Scania revoluciona o mercado com o lançamento do X-Gas

Scania-revoluciona-o-mercado-com-o-lançamento-do-X-Gas

Scania revoluciona o mercado com o lançamento do X-gas: caminhão a gás com incríveis 900 km de autonomia.

A empresa também anuncia a chegada de uma versão com potência de 460cv a gás prevista ao longo do ano de 2024.

A Scania, líder na transição para um transporte mais sustentável, anuncia o lançamento pioneiro do Scania X-gas, o primeiro caminhão brasileiro movido a gás natural veicular e/ou biometano, com incríveis 900 km de autonomia. Além disso, a empresa revela que, ao longo de 2024, apresentará outra opção para a família de caminhões a gás: um motor de 460 cavalos de potência.

O Scania X-gas é um modelo G 410 8×2, com chassi rígido, equipado com um potente motor de 410 cavalos de potência e torque de 2.000Nm. Sua capacidade de acomodar 16 cilindros de gás, oito de cada lado das longarinas, possibilita um volume total de 406 metros cúbicos de gás, permitindo uma autonomia de cerca de 900 km. O Scania X-gas tem a capacidade de transportar até 30 pallets, respeitando a legislação, através de implementos do tipo Romeu e Julieta, que consistem em um caminhão trucado (6×2) combinado com um reboque, possibilitando uma carga de até 56 toneladas. Além disso, o caminhão pode ser configurado com rodas 8×2 e um peso bruto total combinado (PBTC) de 29 toneladas. Essas opções oferecem versatilidade e eficiência para atender às diferentes demandas de transporte, proporcionando uma solução sustentável e de alta capacidade para o setor de logística e distribuição.

A Scania destaca-se como pioneira na introdução de caminhões movidos a gás natural veicular e/ou biometano no Brasil, tendo vendido 750 modelos desde 2019. A empresa enxerga o gás como uma solução intermediária na transição para veículos elétricos que já são vistos como futuro e reforça seu compromisso em liderar o setor de transporte mais sustentável. Os caminhões a gás da Scania são equipados com motores Ciclo Otto, 100% movidos a gás e/ou biometano, ou mistura de ambos, não são convertidos do diesel para o gás. Possui cilindros e válvulas certificados pelo Inmetro, garantindo segurança em caso de acidentes ou explosões, pois o gás é liberado para a atmosfera sem risco de explosão em situações de emergência. Sua robustez e eficiência o tornam uma opção confiável e sustentável para o transporte de cargas.

Foto: site scania /newsroom/news/2021/news-article-template-simple26