A procura por reboques e semirreboques continua alta, com um volume de entregas recorde em fevereiro.
Ao final dos dois primeiros meses deste ano, o mercado de implementos rodoviários registrou um aumento de 2,86%, com 23,3 mil unidades vendidas em comparação às 22,6 mil entregues no mesmo período do ano anterior. A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) vê esses números como um sinal de boas perspectivas para o setor.
“O resultado indica que podemos ter um ano bastante positivo para os nossos negócios”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da Anfir.
Segundo o balanço da Associação, os veículos pesados, como Reboques e Semirreboques, são os principais impulsionadores desse crescimento. Apenas em fevereiro, a demanda atingiu um recorde mensal, com 7,4 mil produtos emplacados.
Em fevereiro foi em 2021 teve o maior volume registrado, com quase 6,6 mil unidades.
No acumulado do primeiro bimestre, o setor de transporte de carga absorveu 14,5 mil reboques e semirreboques, representando um aumento de 16,5% em relação às 12,5 mil unidades registradas no ano anterior. Segundo os dados da Anfir, impulsionaram esse crescimento as vendas de implementos canavieiros, com um aumento de 148%, tanques de carbono 80%, baús de carga geral 63% e graneleiros 47%.
Por outro lado, o segmento de carrocerias sobre chassi teve um desempenho oposto, com uma queda de 13,9% no encerramento do primeiro bimestre. As entregas totalizaram 8,7 mil produtos, em comparação com os 10,1 mil registrados no mesmo período do ano passado.