Vendas de Caminhões Esboçam Recuperação em Fevereiro

Vendas-de-caminhões-esboçam-recuperação-em-fevereiro

Após um início de ano turbulento, o mercado de caminhões dá sinais de melhora em fevereiro. Os emplacamentos no mês registraram um aumento de 2,5% em relação a janeiro, com 8.200 unidades comercializadas, segundo dados da Fenabrave.

Embora ainda tímida, a recuperação é um alento para o setor, que vinha sofrendo com a queda nas vendas nos últimos meses. Na comparação anual, o crescimento foi de 4,6%, indicando que o mercado pode estar começando a se estabilizar.

O segmento de caminhões tem mostrado sinais positivos em resposta à percepção de melhora na economia em 2024 e ao aumento da liquidez no crédito, de acordo com a avaliação da federação que representa os concessionários. Segundo Andreta Jr, presidente da Fenabrave, “O PIB teve revisões para cima nas últimas semanas, e isso está refletindo no mercado de caminhões”.

Apesar da queda expressiva de 10,3% na comparação entre os primeiros bimestres, com uma diferença de mais de 1,8 mil unidades (de 18 mil caminhões emplacados para 16,2 mil no acumulado dos últimos dois meses), o presidente da federação destaca que esse desempenho deve ser analisado no contexto de um período atípico visto no ano anterior.

“Andreta Jr. pondera que a queda neste primeiro bimestre está relacionada à antecipação de compras ocorrida no início de 2023, devido à mudança de tecnologia dos motores de Euro 5 para Euro 6”, explicou.

Este cenário mostra uma perspectiva de recuperação e adaptação do mercado de caminhões, acompanhando as mudanças econômicas e tecnológicas em curso.

Fonte: autoindustria.com.br/2024/03/04
Imagem de capa: volvotrucks.com